sexta-feira, 6 de junho de 2008

Sacolas de plástico x meio ambiente



As sacolas ocupam de 15% a 20% do volume de um lixão; Poluem rios, mares e lagos; Demoram em média 450 anos para se decompor



Os supermercados, farmácias e boa parte do comércio varejista embalam em saquinhos tudo o que passa pela caixa registradora. Não importa o tamanho do produto que se tenha à mão, qualquer coisa vai para o saquinho. O pior é que isso já foi incorporado na nossa rotina como algo normal.
A invenção dos saquinhos data de 1862 e representou uma verdadeira revolução para o comércio por sua praticidade e por ser barata. Apesar de antiga a invenção explodiu no Brasil a partir da década de 80 contribuindo para a filosofia do "tudo descartável".
Mas sabemos que elas são um dos grandes vilões do meio ambiente. Essas sacolas levam em média 450 anos para se decompor, poluem rios, mares e lagos, isso sem contar o volume que ocupam nos lixões e apenas agora nos damos conta disto. Até os próprios supermercados já perceberam esse problema e começam a mudar seus conceitos e atitudes.
Adaptação do mercado
No dia 29 de maio deste ano, por exemplo, teve início nos supermercados, o projeto piloto do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, que visa a reduzir o uso dessas embalagens no país em 5,5 bilhões de unidades por ano – o equivalente a 30% do total atual de 18 bilhões – no período de 12 meses.
Essa é uma iniciativa conjunta da Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, do Instituto Nacional do Plástico (INP) e da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief), que conta com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e da Associação Paulista de Supermercados (Apas).
Participam do projeto 16 lojas da Grande São Paulo – 14 das redes Pão de Açúcar e Carrefour e 2 de outras bandeiras. Ações de educação para conscientizar os consumidores a usar apenas o número de embalagens necessário para transportar as compras serão realizadas nos pontos de venda. Os operadores de caixa e os empacotadores receberão treinamento específico para isso. Ao fim de 30 dias, o programa será espalhado para outras nove capitais e poderá chegar também a Jundiaí.
As novas sacolas serão mais resistentes, poderão suportar até 6 quilos portanto, capazes de acondicionar mais produtos, evitando assim que sejam utilizadas mais de uma sacola para levar as compras.
Sacolas de lona
Sabemos que pequenas atitudes podem minimizar os danos que todos nós, cotidianamente, causamos ao ambiente. Ao deixar de utilizar sacolas, você pode dar uma grande contribuição para a redução do aquecimento global. A saída também pode ser usar as velhas sacolas de lona que as nossas avós carregavam consigo.
As bolsas de pano, também conhecidas como eco bags e shopping bags, criadas por vários estilistas e marcas são a nova aposta do mundo fashion. Em Jundiaí, por exemplo, podemos encontrar diversos modelos e cores no Empório das Artes, no Shopping Paineiras. As sacolas são produzidas por uma artesã da cidade.
Seguindo essa tendência mundial, a Natura, empresa de cosméticos, lança sua versão feita de tecido panamá - 100% algodão natural. Estampada com a frase Essa bolsa carrega as minhas escolhas, a novidade propõe uma reflexão sobre o consumo consciente e ainda tem sua renda revertida para projetos de melhoria da educação pública do país.
Amiga do Meio Ambiente, a sacola é resistente, lavável e reutilizável. Tem a finalidade de embalar compras, substituindo as sacolas descartáveis, contribuindo dessa forma com a redução de resíduos gerados por essas embalagens. Para adquirí-la, basta procurar uma consultora Natura. O preço sugerido é de R$ 15 reais.


Nenhum comentário: