sexta-feira, 6 de junho de 2008

Animais exóticos viram bichos de estimação



Lagartos, calopsitas, iguanas e até jibóias estão na lista dos mais procurados



Cachorro, peixe, porco da Índia, galinhas e tartarugas. Não. Não estamos falando de um jardim zoológico e sim de bichos de estimação que estão ou já passaram pelas mãos, por enquanto, de Lucas Mattos, um garotinho de apenas 6 anos de idade. Digo, por enquanto, pois ele já está de olho no próximo bichinho que irá levar para o apartamento onde mora com a mãe. Desta vez, será um réptil, um lagarto da espécie dragão barbado.
"Ele vai se chamar Godzila, igual ao filme. Vai ser meu presente de aniversário", diz o garotinho, que sonha um dia ser um biólogo.
O seu avô, Jairo Mattos diz que Lucas sempre gostou de animais e que sempre fala que quando tiver 10 anos de idade vai trabalhar em uma loja desse tipo. "Eu tomo conta dele no período da manhã e os seus passeios sempre são em lugares que ele possa ver animais", diz Jairo.
Lucas não é um caso à parte. De acordo com o Veterinário Gustavo Bauer, as pessoas procuram por um animal de estimação por causa do carinho que eles oferecem. "Antes era mais comum a opção por gatos e cachorros, mas hoje em dia isso mudou muito. Os animais exóticos estão na lista dos mais procurados. As pessoas não abrem mão de ter um bichinho de estimação, mas a correria do dia-a-dia não permite que se tenha trabalho ou excesso de gastos, por isso a opção por répteis, por exemplo, que podem ficar até duas semanas sem alimentação", diz.
Reptéis
A legislação brasileira atualmente permite que algumas espécies de répteis sejam comercializadas e tidas como animais de estimação, como é o caso da Iguana, do Jabuti, da Jibóia, do Tigre d’água e do Teiú.
O lagarto, que por sinal terá um novo lar ao lado do garotinho Lucas em seu apartamento, viverá em um terráreo de vidro com 1 x 40 x 50 de dimensão e tampa de tela. Em seu interior, serão colocadas pedras aquecidas e uma lâmpada especial para garantir o bem estar do animal, ou seja, as condições climáticas as quais ele está habituado, já que é um bicho do deserto. "O lagarto vai se alimentar de frutas, verduras e insetos. No caso de uma viagem que o animal não possa ser levado junto, simula-se a estação do inverno apagando a lâmpada especial e o bichinho pode ficar até duas semanas sem se alimentar", explica o veterinário.
O mais procurado
Na lista dos mais procurados atualmente está a calopsita. A ave tem um custo relativamente baixo para aquisição e o gasto com alimentação não passa de R$ 10 mensais. Gustavo enfatiza que a espécie se apega muito ao dono a ponto de até copiar alguns gestos e palavras. "Elas adoram ficar com os donos. Sei de casos de algumas que emitem sons diferentes quando cada membro da família mexe no trinco da porta. É muito interessantes" encerra.
Louco por animais desde a sua infância, Gustavo diz que para se ter um animal é necessário, além de carinho, que o novo proprietário conheça a espécie, seus costumes, alimentação e até o tamanho que ela pode atingir para evitar que no futuro esse animal seja deixado de lado, e o pior, até abandonado na sua fase adulta.

Nenhum comentário: