sexta-feira, 6 de junho de 2008

reunião de condomínio: BOA OCASIÃO PARA PRATICAR O CONSUMO CONSCIENTE



Muita gente tem verdadeiro horror a reuniões de condomínio. Várias vezes esses encontros são longos, arrastados e, muitas vezes, são ocasião para infrutíferos bate-bocas entre moradores. Mas você já pensou que essa reunião pode representar uma boa oportunidade para se discutir e adotar princípios de consumo consciente?
Basta refletir um pouco para perceber que o consumo de água, energia e gás de dezenas – às vezes centenas – de pessoas que vivem em um edifício acaba por provocar um impacto ambiental considerável. Isso sem mencionar o grande volume de lixo produzido diariamente, que vai emitir gases de efeito estufa ao se decompor e, conseqüentemente, contribuir para o aquecimento global.
Implantar novas formas de utilização e racionalização dos equipamentos e dos espaços comuns de um prédio pode trazer benefícios para toda a coletividade moradora e também colaborar para a redução dos impactos causados por esse grupo de pessoas que, ao agir como consumidores conscientes, podem fazer a sua parte em busca de um mundo mais sustentável do ponto de vista social e ambiental.
Muitos dos novos prédios já estão sendo construídos com cuidados ambientais, mas quando se trata de edifícios já prontos e que não contaram com preocupações ecológicas em seus projetos originais, há muito por fazer. Mas a adaptação dos edifícios nem sempre implica em grandes gastos, pelo contrário, como você verá abaixo, algumas mudanças, trazem até mesmo novos rendimentos para o condomínio.
Iluminar somente quando for preciso
Em relação à racionalização de energia elétrica, por exemplo, a instalação de sensores de presença, também chamado de "luzes inteligentes", vai evitar lâmpadas acesas sem necessidade. O custo desses equipamentos é baixo, e eles conseguem garantir que as luzes só estarão acesas no momento em que efetivamente pessoas estiverem transitando pelas áreas comuns como garagens, corredores e elevadores.
Elevadores ou moradores inteligentes?
Os elevadores no seu prédio são inteligentes ou nem tanto? Muitas pessoas têm o hábito de chamar todos os elevadores disponíveis, mas caso eles sejam "inteligentes", só virá aquele que estiver mais próximo do andar onde foi feita a chamada. Porém, se o sistema não for assim tão "esperto", vale a pena fazer um estudo para adotar um dispositivo que evita esse vai e vem constante dos elevadores.
Os custos para a instalação desse dispositivo podem, muitas vezes, ser altos. Se isso inviabilizar a adoção da tecnologia, ainda é possível buscar alternativas. Uma delas é instalar simplesmente um visor que indica em quais andares os elevadores estão parados. Assim, basta orientar o morador para chamar apenas o elevador que estiver mais próximo. Se mesmo esse sistema representar um gasto muito alto, o jeito é apelar para o bom senso dos condôminos e pendurar avisos pedindo que as pessoas acionem apenas um elevador e que usem as escadas quando o deslocamento for curto.
Um outro procedimento que pode ser adotado nos elevadores é o de liberar o comando para ligar o ventilador. Assim, os moradores poderão acionar o ventilador do elevador somente quando for realmente necessário, contribuindo para a redução do gasto de energia.
Educar os funcionários
Outro caso em que apenas uma mudança de atitude pode resolver, é o da lavagem de calçadas. Se os funcionários do seu prédio têm o péssimo hábito de lavar a calçada com mangueira (muitas vezes por orientação superior), aproveite a reunião de condomínio e peça a suspensão desse procedimento. Lembre aos vizinhos que água tratada custa caro e é paga por todos. Uma limpeza feita com o uso de um balde e a velha e boa vassoura é igualmente eficiente e gasta muitíssimo menos água.



Fonte:
Instituto Akatu – www.akatu.org.br

Nenhum comentário: