sexta-feira, 6 de junho de 2008

BOA IDÉIA para pequenos espaços


Por Liane Makowski - arquiteta
lianemak@terra.com.br


Canto para meditação: palmeiras em vaso de barro forrados com pedra branca, ao lado de oratório restaurado sobre mesa de madeira de demolição, na frente espreguiçadeiras para o deleite e oração, as velas completam a ambientação.






Que tal transformar aquele corredor lateral, quintal, varanda ou sacada sem graça, mal iluminado e sem uso, num local cercado de verde e móveis confortáveis,para descanso e convívio familiar?
Uma pequena sacada pode ser transformada num local de leitura, com uma espreguiçadeira e vasos ou num local de refeição, há a opção de churrasqueiras portáteis; um corredor lateral pode ser transformado num caminho agradável entre vasos e jardins. A seguir algumas idéias para você se inspirar e modificar seu quintal ou varanda, atestando que não é necessário um amplo espaço para usufruir do verde e de um local aconchegante.
Mobiliários quando bem escolhidos formam cantos bonitos e agradáveis: ficam charmosos bancos e espreguiçadeiras com futons, mesas com tampos de mosáico, um banco de madeira vazado contornando uma árvore.
Os acabamentos de piso, paredes e forros definem a decoração: uma nova pintura, textura ou mosáico nas paredes, painéis de ripa de madeiras ou bambu dão aconchego ao ambiente.
Um pequeno espaço para as refeições: para aqueles afeiçoados em grelhados, há os equipamentos fixos ou portáteis. Uma opção segura são os cooks-tops.
Fechamento das sacadas, protegendo-se do sol e vento: vidros com sistema de abertura total nos dias quentes; treliças, elementos vazados ou trepadeiras para fechamento parcial..
Fontes de água propiciam um local para meditação; a mistura de pedras, tijolos de barro e mosaícos coloridos oferece um belo visual.
A iluminação é peça chave na decoração: como segurança, conforto e elemento compositivo.
Caminhos de jardim: para quem quer fugir da grama, podem ser de cerâmica, madeiras, tijolos, pedras ou cascas de árvores utilizados sobre mantas de drenagem.
Pergolados: descobertos ou cobertos com material translúcido, fibras naturais ou lonas, servem de suporte para trepadeiras. Decorados com tecidos, bambus, táboas e treliças de madeira transformam-se em ambientes aconchegantes. As laterais podem ser fechadas e seu uso pode ser: área de estar, refeição, SPA ou estufa para jardinagem.
Jardins: para as sacadas, há equipamentos complementares para os vasos, criando-se espaços ajardinados exuberantes, verdadeiros jardins de vasos. Ficam atraentes nas paredes trepadeiras sustentadas por fios de aço.
Hortas e pomares: podem ser cultivadas em vasos algumas frutíferas ou formar uma pequena horta variada ou de temperos.
Dicas:
Verificar as alternativas para criar um recanto agradável;
Certificar-se das restrições legais e das normas do Condomínio;
Observar as normas técnicas, por exemplo, não criar barreiras que obstruam a insolação, iluminação ou ventilação dos ambientes;
Avaliar os materiais e vegetações existentes e faça o novo projeto a partir desses, evitando-se quebras-quebras e reduzindo os custos; além de preservar a característica da construção;
Analisar a integração com os ambientes contíguos, resultando em idéias harmoniosas e confortáveis;
Procurar a orientação de um arquiteto: o projeto define com clareza o que se pretende, garantindo bons resultados e evitando desperdícios.

Nenhum comentário: