sexta-feira, 6 de junho de 2008

A HISTÓRIA ATRAVÉS DOS MUSEUS




Visitar um museu é resgatar o passado. É aprender, por meio dos objetos em exposição, o que aconteceu com o nosso país, cidade e até bairro.
Listamos alguns museus que existem em Jundiaí para que você possa enriquecer seus conhecimentos e divertir-se ao mesmo tempo.



1) Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – "Solar do Barão"
O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí foi criado pela Lei nº 406 de 10 de junho de 1955, porém só foi inaugurado em 28 de março de 1965. O seu fundador, organizador e primeiro orientador foi o Padre Antônio Maria Toloi Stafuzza.
No local é possível visitar desde exposições de artistas da cidade, até móveis e objetos da Família do Barão no II Reinado.
O museu fica na R. Barão de Jundiaí, 762 - Centro. Tel: 4521-6259. Horário: de terça a sexta-feira das 10h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 9h às 13h.
2) Museu Ferroviário "Cia Paulista"
O museu tem uma estação de trem montada em tamanho real, onde os visitantes podem observar desde o vestiários dos caixeiros viajantes da época, até peças de locomotivas, carimbos e bilhetes usados.
Alguns sinos das locomotivas e dos trens também fazem parte do acervo do local.
Em alguns eventos, réplicas de Maria Fumaça e outros trens são montados por colecionadores, o que aguça ainda mais a curiosidade dos visitantes.
O Museu fica na Avenida União dos Ferroviários, 1760. Tel: 4522-4727 Horário: de terça a sexta-feira das 9h às 11h e das 13h às 17h. Sábados e domingos das 9h às 13h.
3) Centro de Memória do Esporte Jundiaiense (Bolão)
Instalado em uma das salas do Complexo Poliesportivo Dr. Nicolino de Luca, mais conhecido como "Bolão" por causa da sua arquitetura, o Centro da Memória do Esporte Jundiaense reúne dezenas de troféus, de diferentes épocas e modalidades, além de medalhas e fotos de atletas que levaram o nome de Jundiaí para os pódios.
O Bolão fica na Rua Rodrigo Soares de Oliveira, s/nº - Anhangabaú. Para visitar, é necessário fazer agendamento com antecedência pelo telefone:4521-6848
4) Espaço Cultural Museu do Vinho "Família Brunholi"
A história do vinho dentro de uma tina
Quem passa pela Av. Humberto Cereser, no bairro do Caxambú em Jundiaí/SP, se depara com

um tonel de seis metros de altura e 110 mil litros. Estrategicamente instalado às margens da avenida, o Museu do Vinho faz visitantes voltarem ao passado e conhecerem um pouco mais sobre a migração italiana em Jundiaí.
Montado em 2002 por iniciativa da família Brunholi com a colaboração de outras famílias tradicionais na cidade como Fontebasso, Bronzeri, Marquezim e Spiandorelo, o Museu resgata a cultura e a tradição da vitivinicultura através de fotos e utensílios de uso doméstico e de produção de vinho. No local também existem painéis com textos e recortes de jornais que contam a história dos imigrantes italianos.
Cerca de 200 pessoas passam pelo local por final de semana e deixam lá o registro da sua visita em um livro que já tem mais de 10.000 assinaturas.
Av. Humberto Cereser, 5900
Caxambu – Jundiaí – SP
Horário de Funcionamento: Terça a sábado: 8h30 às 17h30. Domingos e feriados: 9h00 às 17h00
Informações: Adega Brunholi 11 4584-4017, adega@brunholli.com.br
5) Museu do Paulista Futebol Clube (Sala de Troféus)
Em uma sala estão reunidos quadros da formação das equipes desde 1909 e troféus dos mais importantes campeonatos. Podem ser vistas também flâmulas e camisas do time.O Paulista fica na Praça Dr. Salim Gebram, 01Tel: 4533-1411 (agendar com antecedência)paulista@paulistafutebol.com.br
6) Museu Sacro Diocesano "Cardeal Agnelo Rossi"
Os visitantes encontrarão no Museu objetos sacros, imagens e aparamentos, liturgias e um pouco das história dos três Bispos que passaram pela Diocese de Jundiaí.
O Museu fica na Rua Engenheiro Roberto Mange, 400. Tel: 4586-1122. Horário: de segunda a sexta-feira das14h às 17h.
pastoral@diocesedejundiai.org.br
7) Museu da Energia de Jundiaí
O terreno foi comprado em 1905 e o prédio funcionou durante vários anos como a primeira estação transformadora da Empresa Luz e Força de Jundiaí.
Em 6 de março de 2001 o Museu da Energia - Núcleo de Jundiaí foi aberto à visitação pública, com espaço que ocupa área de aproximadamente 750 metros quadrados, onde o visitante vai aprender sobre a história da energia elétrica, procedimentos de segurança e o uso racional da energia.
Ambientes que lembram uma residência, eletrodomésticos representados por instalações lúdicas, são os elementos usados para mostrar a relação do consumo de energia com os valores da conta de luz.
O Museu fica na Rua Barão de Jundiaí, 202 - Centro. Tel: 4521-4997 / 4586-8993. Horário: de terça a sexta-feira das 10h às 17h. Sábados das 10h às 14h. jundiai@fphesp.org.br
8) Fazenda N. Sra. da Conceição – Museu Barão de Serra Negra
A trilha sonora natural do ambiente verde agrada aos ouvidos e oferece tranquilidade. É exatamente neste cenário que os visitantes fazem o turismo cultural, um percurso de 40 minutos recheado de informações e história sobre o ciclo cafeeiro na região. No final, ninguém sai da fazenda sem provar um cafezinho, claro.
Não deixe de visitar.Rodovia Constâncio Cintra, Km 72,5 – Mato Dentro. Tel: 4535-1341 / 97440898 (agendar com antecedência). Horário a combinarfazendadocafe@terra.com.br
9) Fazenda Ermida
Fazenda com riquíssimo acervo histórico, foi desenvolvida, desde princípios do século 19, pelo Dr. Eloy de Miranda Chaves, um dos "pais" da previdência social no Brasil. Oferece café da manhã com bolos, biscoitos, doces, compotas, queijos, geléias, tudo de produção própria. Situada no bairro do mesmo nome, aos pés da Serra do Japi, conta com uma série de atrativos naturais serranos, inclusive nove cachoeiras.
Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, km 69 – Bairro Medeiros. Tel: 4582-4059 – (agendar com antecedência).
patriciarazza@faacg.org.br

Nenhum comentário: