Tatiana E. Domingos de Sousa
Arquiteta e designer de interiores
Não há lugar melhor que a casa da gente, principalmente se for com a cara da gente... Seguir modismos e tendências vindas de feiras nacionais ou do exterior pode não ser a melhor opção para quem quer ter um cantinho personalizado.
É comum encontrar em revistas de decoração o famoso “antes e depois” que com muita prudência reutilizam os móveis, pintam e remodelam a disposição dos móveis dentro do espaço modificando aquela sala já cansada aos olhos do morador.
Mas quem nunca pensou: Isso só acontece para fotos em revista! Pode esquecer, isso pode acontecer na sua casa e muitas vezes com as peças que você tem. O que você precisa é de um bom profissional que com dicas pode trabalhar seus ambientes de forma rápida, econômica e que vai deixar todos de queixo caído.
Um dos melhores artifícios para quem quer renovar e criar uma identidade própria para cada ambiente é o uso das cores. Cores como os berinjelas, os azuis e os xadrez preto e branco são cores de tendência para o inverno 2008 por isso para os móveis de grande porte como armários, sofás, mesas etc., utilizo sempre as chamadas cores “coringas”, pois compõem com muitas outras cores são elas: os brancos, os beges, as cinzas, os esverdeados. Essas cores facilitam as mudanças para quem cansa rápido da decoração de sua casa.
Os tecidos de cortinas e estofados também tem custo mais baixo e transforma o astral dos ambientes, hoje, os florais, as listras, os estampados multicoloridos dão vida e renovam qualquer poltrona antiga que se esconde no canto de um quarto ou se jogam charmosos como chalés na lateral de uma janela ou sobre um estofado.
A delicadeza das peças da casa da “Nonna” pode trazer um pouco da sua historia para dentro de casa a idéia de brincar com o moderno e o antigo, com diferentes tons e tipos de madeira podem trazer mais aconchego para o ambiente escolhido. Vale a dica de como são peças valiosas (muitas vezes só para você) escolha um profissional com referencias para fazer o trabalho de restauro, cuidado também com as lacas em peças muito antigas, a laca é uma pintura que risca com muita facilidade e por isso acredito que seja uma moda passageira, os danos neste tipo de peça podem ser irreversíveis.
Não se preocupe em fazer “pares” ou conjuntos prontos, a decoração nos dias de hoje é livre e o que vale é a mistura, são os contrastes. Uma composição harmoniosa é muito mais valiosa, abuse de telas feitas pelos seus filhos pequenos e mande moldura-las todas em caixas pretas e disponha em uma parede do corredor, vale até colocar dentro de uma dessas caixas a primeira chuteira, ou a primeira chupeta. Sabe aquele jogo de jantar que você tanto gosta e que esta faltando algumas peças, não se preocupe compre peças avulsas que componham com o jogo antigo e monte uma mesa para reunir o pessoal.
No corre-corre de nossas vidas, o único porto-seguro que temos é nossa casa, nosso lar doce lar, por isso ela deve ser como você, como sua família e uma boa decoração deve incentivar os momentos de união das pessoas, o bate-papo descontraído na mesa da cozinha ou na frente da tv, o estudo em grupo ou o jogo de baralho com os amigos na sexta-feira a noite.
segunda-feira, 12 de maio de 2008
Deixe sua casa com a sua cara
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário