segunda-feira, 12 de maio de 2008
PARTICIPE DO JORNAL PORTAL DOS CONDOMÍNIOS
Editorial
Taxa de retorno? Pagamos por ela
Há muitos anos tomei conhecimento da existência dessa famigerada e “amada” taxa de retorno ou “fator R”, considerada uma espécie de gratificação que alguns bancos e financeiras repassam aos comerciantes de veículos automotores quando finalizado um financiamento.
Digo “amada”, pois se é uma espécie de gratificação direcionada aos concessionários e garagistas (vendedores e revendedores de veículos), é óbvio que estes ficam sorrindo e felizes com o retorno de certa importância, em dinheiro, que pode chegar a 12% ou mais do valor do financiamento. Uma bela comissão!
Por outro lado, é demasiadamente famigerada, pois essa “comissão” advinda do convencimento de fechar o negócio com uma ou outra instituição financeira, acaba sobrando para o cliente consumidor pagar, que, inocente, sequer sabe ou percebe que este agrado das instituições está diluído nas parcelas do financiamento.
É um “treco” estranho, já que a instituição financeira vende seu financiamento através da concessionária ou garagista e quem paga a “comissãozinha” do vendedor é próprio consumidor. Isso é que é negócio “bão” demais da conta!
É bom não esquecer que o vendedor ou revendedor também ganham na negociação do veículo, pois sempre compra e vende com os valores que lhe convém.
Existem informações em jornais e na internet de que o Ministério Público e o Procon consideram está prática ilegal e orientam para que os consumidores reivindiquem a devolução do valor pago. Porém, uma coisa eu tenho como certa: é praticamente impossível provar que esta comissão esta incluída nas prestações.
Cabe ponderar que, poderia o consumidor, conseguindo provar este “negocinho esdrúxulo”, quando feito acobertado sem seu conhecimento ou autorização, socorrer-se ao CDC (Código de Defesa do Consumidor), cuja situação viso velada pelos artigos 39 e 51. Recentemente consultando o site do Banco Central me deparei com a resolução 3517 que pretende garantir ao consumidor total informação sobre a oferta que melhor atenda suas necessidades.
A medida entrou em vigor no dia 03 de março de 2.008, e determina que as instituições financeiras informem aos consumidores, antes da contratação de qualquer operação de crédito ou arrendamento mercantil (empréstimo pessoal, leasing etc.), qual o custo efetivo total CET (Custo Efetivo Total) com que deverá arcar, como impostos, tarifas, entre outros.
O consumidor, ao negociar um financiamento pedirá o CET) para financeira e observará neste detalhamento se esta pagando o que deseja ou se “gorduras” e “agrados” para terceiros ainda saem seu bolso.
Se as financiadoras e bancos se recusarem a fornecer o CET, o consumidor deve denunciá-las ao Banco Central, Procon e até para a polícia, informando o nome do atendente, da instituição, a agência e motivos.
Não devemos esquecer, e esta aposta eu faço, que não será difícil ocorrer situação em que o vendedor ou revendedor se recusará a vender o veículo para o cliente quando este se recusar a aderir às taxas de retorno, ou então, para não caracterizar esta contravenção (legal ou moral??), embutirá o que perdeu no valor inicial do veículo.
Viva . . . e nós continuamos pagando!!!
Fabiano S.Soares
Advogado S.Soares e Solcia
(11) 4522-3634
Viver em Condomínio
O condomínio é formado por uma associação de pessoas que, conjuntamente com outras, são proprietárias do mesmo objeto. A estas pessoas damos o nome de condôminos. No direito imobiliário também recebem este nome os inquilinos dos imóveis, uma vez que em razão do contrato de locação passam a ser titulares de direitos e deveres. No condomínio, seja ele de qualquer natureza, a coexistência, o convívio, o desfrute de áreas comuns e mesmo a utilização da própria parte individualizada de cada condômino sempre trarão conflito, ainda que pequeno, porque as diferenças de formação, condição financeira, personalidade, dentre outras, produzem reações diversas nas pessoas, motivo pelo qual deve haver uma normatização interna para disciplinar as condutas e comportamentos daquela comunidade, sempre limitando-se às normas gerais de direito. Viver em condomínio tem inúmeras vantagens e desvantagens. Entre essas últimas, está a dificuldade de conciliar os interesses de todos os moradores. Nesse sentido, é que o condomínio necessita de leis e regramentos internos para buscar atingir a harmonia nesse convívio e, é sobre este assunto que pretendemos tratar nesse espaço dedicado a esclarecer as dúvidas daqueles que habitam esse ambiente. “Viver em Condomínio” é o tema da coluna que engloba um conjunto de matérias de esclarecimentos para condôminos, síndicos e trabalhadores de condomínios. Informar, esclarecer e prevenir conflitos são os três grandes objetivos desta coluna. A sessão de esclarecimento ‘Viver em Condomínio’ vai responder a perguntas tais como “Que deveres e direitos a lei consagra aos condôminos?”; “Como deve funcionar uma Assembléia?”, “E se um condômino não participa nas despesas?”. Haverá ainda, espaço para esclarecimento e resolução de questões práticas. Os interessados em participar desta sessão de esclarecimentos deverão encaminhar suas dúvidas para nosso e-mail especialmente criado para essa finalidade: “viveremcondominio@uol.com.br”
COLABORADORES: * Newton Nery Feodrippe de Sousa Neto, advogado especializado em direito condominial e de vizinhança, presidente da Comissão Cultural da 33ªSubsecção da OAB de Jundiaí e Síndico de Condomínio. * Carlos Eduardo Quadratti, advogado especializado em direito condominial e de vizinhança, membro da Comissão Cultural da 33ªSubsecção da OAB de Jundiaí, possuindo ainda formação técnica em administração de empresas.
Deixe sua casa com a sua cara
Tatiana E. Domingos de Sousa
Arquiteta e designer de interiores
Não há lugar melhor que a casa da gente, principalmente se for com a cara da gente... Seguir modismos e tendências vindas de feiras nacionais ou do exterior pode não ser a melhor opção para quem quer ter um cantinho personalizado.
É comum encontrar em revistas de decoração o famoso “antes e depois” que com muita prudência reutilizam os móveis, pintam e remodelam a disposição dos móveis dentro do espaço modificando aquela sala já cansada aos olhos do morador.
Mas quem nunca pensou: Isso só acontece para fotos em revista! Pode esquecer, isso pode acontecer na sua casa e muitas vezes com as peças que você tem. O que você precisa é de um bom profissional que com dicas pode trabalhar seus ambientes de forma rápida, econômica e que vai deixar todos de queixo caído.
Um dos melhores artifícios para quem quer renovar e criar uma identidade própria para cada ambiente é o uso das cores. Cores como os berinjelas, os azuis e os xadrez preto e branco são cores de tendência para o inverno 2008 por isso para os móveis de grande porte como armários, sofás, mesas etc., utilizo sempre as chamadas cores “coringas”, pois compõem com muitas outras cores são elas: os brancos, os beges, as cinzas, os esverdeados. Essas cores facilitam as mudanças para quem cansa rápido da decoração de sua casa.
Os tecidos de cortinas e estofados também tem custo mais baixo e transforma o astral dos ambientes, hoje, os florais, as listras, os estampados multicoloridos dão vida e renovam qualquer poltrona antiga que se esconde no canto de um quarto ou se jogam charmosos como chalés na lateral de uma janela ou sobre um estofado.
A delicadeza das peças da casa da “Nonna” pode trazer um pouco da sua historia para dentro de casa a idéia de brincar com o moderno e o antigo, com diferentes tons e tipos de madeira podem trazer mais aconchego para o ambiente escolhido. Vale a dica de como são peças valiosas (muitas vezes só para você) escolha um profissional com referencias para fazer o trabalho de restauro, cuidado também com as lacas em peças muito antigas, a laca é uma pintura que risca com muita facilidade e por isso acredito que seja uma moda passageira, os danos neste tipo de peça podem ser irreversíveis.
Não se preocupe em fazer “pares” ou conjuntos prontos, a decoração nos dias de hoje é livre e o que vale é a mistura, são os contrastes. Uma composição harmoniosa é muito mais valiosa, abuse de telas feitas pelos seus filhos pequenos e mande moldura-las todas em caixas pretas e disponha em uma parede do corredor, vale até colocar dentro de uma dessas caixas a primeira chuteira, ou a primeira chupeta. Sabe aquele jogo de jantar que você tanto gosta e que esta faltando algumas peças, não se preocupe compre peças avulsas que componham com o jogo antigo e monte uma mesa para reunir o pessoal.
No corre-corre de nossas vidas, o único porto-seguro que temos é nossa casa, nosso lar doce lar, por isso ela deve ser como você, como sua família e uma boa decoração deve incentivar os momentos de união das pessoas, o bate-papo descontraído na mesa da cozinha ou na frente da tv, o estudo em grupo ou o jogo de baralho com os amigos na sexta-feira a noite.
Troca de tanques nos postos protegem o meio ambiente
Campanha de motivação estimula funcionários da LGM
Vida de cão? Que nada!
Assim com já existem sites de encontros para homens e mulheres, o seu cão zinho também já pode encontrar o par perfeito usando o mesmo método
Se você é daqueles que adora seu bichinho de estimação, saiba que faz parte da maioria. As estatísticas apontam que mais da metade dos brasileiros possui animais de estimação, seja ele um cão, um gato, ou mesmo um singelo hamster. Segundo informações divulgadas em 2002 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os animais de estimação estão presentes em 63% dos lares brasileiros. Só entre os cachorros, o mais popular entre os “pets”, a proporção, no Brasil, é de um cão para cada sete habitantes humanos.
Ao dispensar tratamento de melhor amigo aos bichinhos, os donos apaixonados colaboram para movimentar um mercado que cresce, em média, quase 20% por ano. Os números do segmento são impressionantes. Só na cidade de São Paulo existem cerca de 3.000 “pet shops” e, de acordo com pesquisa do SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), são mais de 8 mil em todo Brasil. É um mercado sofisticado em que já existe até mesmo uma padaria e uma fábrica de chocolates somente para cães.
Mas não pára por ai. Os bichinhos têm disponível também, um site de relacionamento. DOGNAMORO.COM.BR promove, através de cadastramento gratuito, o encontro com cães da mesma raça e características e, quem sabe uma futura procriação.
O site foi produzido por donos de cachorros que dizem conhecem as dificuldades em achar o par ideal para que os cães possam acasalar e procriar.Fazendo o cadastramento é possível consultar o perfil de todos os cães cadastrados, acessando albúns de fotos informações adicionais, sistema de envio de mensagens e salas de bate-papo. Quer mais? E ainda falam que vida de cão é difícil.
Trilhas encantam visitantes da Serra do Japi
SOUSPLAST
Peça em madrepérola e miçangas. Adequado para qualquer tipo de louça, desde uma mais fina, como a porcelana, até as utilizadas no seu dia-a-dia.
Preço: R$ 132,00 (unidade)
Onde encontrar:
Mandala (11 – 4586-6996)
MESA
Em fibra sintética e estrutura de alumínio e tampo de vidro. Acomplada com quatro cadeiras, é ideal para espaços pequenos, como varandas de apartamentos. Pode ficar exposta ao tempo.
Preço: 3.240,00
Onde encontrar:
Mandala (11 – 4586-6996)
ADEGA
Mini adega em couro com kit vinho. Acompanha cortador de lacre, termômetro, rolha tipo tampa e conta gotas.
Preço: 349,00
Onde encontrar:
Tabacaria Monterrey (11 4521-9226)
Dicas úteis e novidades no mercado
Crie o hábito da leitura. O leitura leva você a lugares inimagináveis.
Confira nossas dicas de lançamentos.
35 Segredos para Chegar a Lugar NenhumO livro é uma oportunidade de gargalhar com três dezenas e meia de textos curtos que vão do sarcasmo ao lirismo. Entre os autores estão consagrados nomes da literatura brasileira contemporânea.
Autora: Ivana Arruda Leite
Editora: Bertrand BrasilAno: 2007Edição: 1Número de páginas: 168Acabamento: Brochura Formato: Médio
10 Armadilhas que Detonam a Dieta de uma MulherEm "10 Armadilhas que Detonam a Dieta de uma Mulher" você verá que para uma dieta dar resultado é preciso livrar-se de pequenos e tentadores hábitos praticados no dia-a-dia, planejar e, principalmente, praticar uma nova rotina alimentar. Este livro ajudará você a planejar suas novas práticas alimentares e a desviar-se de pequenos deslizes que sabotam seus esforços em perder peso, como experimentar a comida enquanto cozinha ou não conseguir resistir à segunda ou terceira porção de sobremesa.
Autora: Elizabeth Somer
Editora: GENTENúmero de páginas: 224Encadernação: BrochuraEdição: 2007
(In)visibilidade Perversa - Adolescentes Infratores como Metáfora da ViolênciaMione Apolinario Sales
A partir da análise de dois episódios de repercussão na mídia – as rebeliões da FEBEM de São Paulo, em 1999, e o seqüestro do ônibus 174 no Rio de Janeiro_, a autora desenvolve um estudo denso e instigante sobre a violência que cerca a vida da maioria dos jovens de nosso país, e sobre a forma como a mídia vem tratando essa questão. Ao mesmo tempo, coloca em xeque a agenda pública do Estado brasileiro, que revela clara omissão perante as graves violações de direitos de crianças e adolescentes.
Editora: CortezAno: 2007Edição: 1Número de páginas: 360Acabamento: Brochura Formato: Médio
A origem dos meus sonhos
Conheça Barack Obama, o maior fenômeno da vida pública norte-americana desde John Kennedy. Sem meias palavras, Obama revela neste livro detalhes de sua vida que mostram como um adolescente revoltado se transforma na grande aposta de renovação na maior potência global. Nascido da miscigenação de raças e culturas – mãe branca norte-americana, pai negro africano e padrasto asiático –, ele é visto por muitos como um líder unificador, alguém que consegue transpor a barreira racial. Nesta obra, Obama, que é comparado a Kennedy por sua capacidade de animar os eleitores e oferecer uma nova liderança, revela a sua história e a de sua família e a forma como ele vê e encara o mundo.
Gênero: BiografiaFormato: 16 x 23Número de Páginas 452Origem: EstrangeiroAno de Publicação: Abr / 2008