terça-feira, 4 de março de 2008

Registro de marcas terá validade internacional

Brasil se prepara para aderir ao Protocolo de Madri, que poderá ocorrer até o início do ano que vem O Protocolo de Madri, concluído em 1989 e que tem como objetivo simplificar e concentrar mundialmente o registro de marcas em um só local, trará importantes vantagens às empresas brasileiras, pois, em relação ao antigo registro no INPI e em outras entidades nacionais, reduzirá consideravelmente tanto os prazos para obtenção de registros, quanto despesas para a proteção desses registros nos 78 países membros do Protocolo. De acordo com a Agente de Propriedade Industrial da Crimark, Carmen Silvia de Lima Brito, os novos registros oferecerão maior proteção à marca, custarão menos para serem mantidos e implicarão em menos burocracia. No mercado há 23 anos e com uma carteira com mais de quatro mil clientes, a Crimark oferece todo o suporte às empresas, oferecendo uma cesta de serviços que vai de um trabalho mensal ou a contratação para um trabalho específico do registro de Marcas e Patentes. “Damos suporte técnico antes, durante e depois do processo de registro da empresa e adequamos a relação de serviços de acordo com a necessidade de cada empresa. Todo esse trabalho tem um único fim: mostrar para as empresas que, o que elas têm de mais valioso e importante é a sua marca. A marca é todo o diferencial dentro do grande mercado consumidor”, diz Carmen. Ainda, segundo Carmen Silvia, houve, nos últimos 10 anos, um aumento considerável na procura pelo registro da marca e a tendência é a continuidade deste processo. Segundo ela, está havendo mais conscientização em relação a importância de ter seu bem resguardado. Perguntada sobre o custo para o registro de uma marca, Carmen brinca e diz que fica “bem mais barato do que fazer o seguro de seu carro”... Entenda o que é uma Marca Imagine que você está num supermercado. Você está com uma imensa vontade de comer aquele biscoito; portanto, segue até a prateleira já conhecida. De repente, você toma um susto: todos os biscoitos estão embalados de maneira igual, envoltos numa embalagem padrão e sem nenhuma marca que os identifique. Todos iguais, absolutamente sem aquilo que faz você guiar as suas escolhas no mercado: um sinal, um nome, uma figura, uma forma, uma identidade, enfim, uma marca. Calma!.... As marcas não fugiram dos biscoitos... Esta cena serviu apenas para mostrar como seriam as coisas caso os produtos ou serviços, postos no mercado, não possuíssem uma marca. Apesar da não obrigatoriedade, o registro da marca no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial - garante direitos específicos. Se você possui algum negócio, provavelmente seus produtos ou serviços devem ter uma marca. Então, imagine deixar de registrá-la e, tempos depois, saber que seus concorrentes estão imitando a sua marca, desviando a sua clientela e, conseqüentemente, prejudicando os seus lucros? Com a marca registrada, você tem garantias contra seu uso indevido, resguardando-se contra a concorrência desleal e atos de má-fé praticados por terceiros. É um respaldo legal que constrói valor para a marca, fornece mais segurança à sua atuação no mercado, além de viabilizar transações comerciais nas quais sua marca é o maior objeto de negociação. Diante de um cenário cada vez mais competitivo, registrar sua marca é o principal passo para garantir seus direitos no mercado. E lembre-se: é mais fácil para os concorrentes imitar a sua marca do que reproduzir seu produto ou serviço. Portanto, proteja-se!... Serviço: Crimark Assessoria Empresarial: Rua Bela Vista n.39 Centro - Jundiaí (11) 4586-0131

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