terça-feira, 4 de março de 2008

ILHA DO MEL


Por Renato Góes


O litoral paranaense não é tão extenso quanto dos vizinhos paulistas e catarinenses. No entanto, detém uma jóia rara conhecida como Ilha do Mel. Localizada na Baía de Paranaguá, a ilha conta com praias e visuais belíssimos, além de trilhas para os aventureiros e muita história para os curiosos em geral.



O contato com a natureza é em tempo integral, já que 95% do território é denominado estação ecológica. Os 5% restantes são divididos em sua maioria nas praias de Encantadas e Brasília, localidades onde se concentram grande parte de hotéis, pousadas, campings e chalés. Para ir de uma para outra se tem duas opções. Uma delas são as balsas, que saem por cerca de R$ 30,00 para um grupo de seis pessoas, de acordo com o trajeto. A outra, utilizada com grande freqüência pelos turistas e locais, é a boa e velha caminhada pelas diversas trilhas da Ilha do Mel. Elas são bem sinalizadas e mapas são distribuídos aos visitantes, mas durante a noite o uso de lanterna é indispensável.



Os principais pontos turísticos estão espalhados pelos pontos norte e sul da ilha. Os destaques ficam para a Gruta das Encantadas, que no amanhecer tem um visual incrível, o Farol das Conchas, datado da época de D. Pedro II, a imponência e história da Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, e belíssimas praias como das Conchas, Encantadas, do Miguel e de Fortaleza.



Quem vem de São Paulo pela Régis Bittencourt tem como opção descer pela Serra da Graciosa, que apesar do trajeto mais lento por causa das curvas, conta com um visual que vale o passeio. O acesso à Ilha do Mel se dá por balsas que saem de Paranaguá e Pontal do Sul. Veículos ficam no continente. Vale lembrar que por ser uma estação ecológica, o número de visitantes é limitado a cinco mil. Em alta temporada é bom se programar e não esquecer do repelente, do protetor solar, tênis para caminhada, lanterna e muita disposição. Informações mais detalhadas podem ser encontradas no site do Instituto Ambiental do Paraná (www.iap.pr.gov.br).

Nenhum comentário: