sexta-feira, 5 de outubro de 2007
A união faz a força
Sabe aquele ditado que a união faz a força? Quer algo mais verdadeiro? Digo isso em todos os sentidos. Como exemplo posso citar um trabalho que tenha que ser executado durante os tempos de colégio. Fazê-lo em parceria com um amigo é bem mais fácil do que sozinho, não concordam? Nesse caso, as funções são divididas e feitas com mais perfeição e rapidez.
Numa tarefa doméstica quando um cozinha e o outro lava a louça suja, o tempo que terão depois para fazer “nada” é bem maior, mas um exemplo de que a união faz a força.
Vou avançar um pouquinho mais até chegar no mercado de trabalho. Nesse caso, o trabalho em equipe é muito importante para um bem sucedido uso do talento, aptidão, conhecimento, traduzindo em miúdos, a união faz a força.
Muitas empresas investem o seu tempo em organizar a sua força de trabalho, ainda mais hoje em dia que vivemos na filosofia do "trabalho para ontem" daí todos os problemas provenientes do stress. As pessoas são muitas vezes obrigadas a aprender certas competências em função da prática. Nesse sentido, mais uma vez, a união faz a força e o estresse pode ficar em segundo plano.
Ainda usando como exemplo o mercado de trabalho, posso dizer que é imprescindível a união. É preciso parar com essa mentalidade retrógrada de que o cara é seu concorrente porque ele também tem um mesmo negócio que você, por exemplo. Não seria mais simples unir-se a ele e juntos oferecerem opções diferenciadas para atrair o público? É bom lembrar que as pessoas buscam “coisas” novas a todo tempo e que nem sempre freqüentam os mesmos lugares todas às vezes.
A meu ver e entender, não existe concorrência. O mercado está ai para tudo e para todos, basta ter uma visão diferente, olhar para frente e ver que o teu visinho pode ser o teu parceiro em muitas coisas.
Poderia citar várias empresas que se uniram a outras e que hoje tomam conta do mercado, mas vou deixar que você mesmo faça isso. Quantas e quantas pessoas, empresas e histórias deram certo, e dão certo, por terem uma visão diferente de enxergar as coisas?
Vou finalizar com um outro ditado: “se você não pode com ele, uma-se a ele” que o resultado vai ser bem melhor.
Agora para refletir, duas frases: “Nem sempre o mais forte vence na vida e nunca, mas nunca desista!
Uma boa leitura e até a próxima edição.
Diná de Mélo
jornalista responsável pelo Portal dos Condomínios
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário