sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Descarte do óleo de cozinha



Empresa especializada no recolhimento desse produto já atende em Jundiaí

Sabe aquele óleo de cozinha que você não tem idéia do que fazer e acaba jogando nos ralos e pias? Pois bem, ele já tem um destino certo. Em Jundiaí, já existe uma empresa que recolhe esse tipo de material e dá o destino certo, ou seja, encaminha para uma usina em Campinas/SP e lá, o óleo se transforma em biodiesel. Uma escola de inglês da cidade também aderiu ao projeto e está servindo de ponto de coleta.
De acordo com o proprietário da Eco-Óleo Reciclagem de Óleo, Humberto Martinez Garcia, a empresa disponibiliza os coletores sem nenhum custo para os condomínios e ainda retira o material em até dois dias. “Aqui em Jundiaí, nós já fizemos parcerias com alguns condomínios em troca desse óleo, nós disponibilizados algumas coisas que são utilizadas em benefício dos próprios moradores. Alguns nos pedem café, açúcar e até bolinha de ping-pong”, conta.
No caso de haver adesão do condomínio na coleta desse óleo, Humberto diz que ainda disponibiliza um material explicativo sobre como guardar o óleo até o dia da coleta, além de instruir sobre os benefícios que essa prática traz ao meio ambiente.
O óleo de cozinha deve ser guardado dentro de garrafas PET e descartados em coletores previamente instalados em local apropriado pela coleta.

Impactos ambietais

O óleo de cozinha jogado diretamente na pia pode prejudicar o meio ambiente. Se o produto for para a rede de esgoto encarece o tratamento dos resíduos em até 45%, e o que permanece nos rios provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos adjacentes que contribuem para a enchente. A solução para este problema é a reciclagem do óleo vegetal e existem várias maneiras de reaproveitar este produto sem dar prejuízos ao meio ambiente.
Só para se ter uma idéia um litro de óleo vegetal jogado no ralo contamina cerca de um milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos. Além, disso, a presença de óleos e gorduras na rede de esgoto gera graves problemas para a higiene e mau cheiro.
O óleo descartado pelas residências acumula nos encanamentos e retém outros resíduos como plástico e papel, entupindo as redes de esgoto e impedindo o fluxo de águas residuais, tornando um ambiente propício para atrair baratas e ratos. Assim, a destinação correta desse resíduo é indispensável para evitar a poluição das águas e demais problemas decorrentes.


Serviço: Eco-Óleo Reciclagem de Óleo
Fone: (11) 4522-0233

Nenhum comentário: