sábado, 11 de agosto de 2007

Escolha seu creme dental e sorria




Dentes brancos e bem cuidados são um dos sinais mais evidentes de boa saúde. Prepare-se para escová-los bem e fazer do creme dental um aliado poderoso. Quando aplicado corretamente com a escova dental, ele limpa os dentes, remove a placa bacteriana, confere polimento às superfícies e restaurações dentais e, de quebra, combate o mau hálito.É difícil escolher a melhor opção diante de tantas ofertas na prateleira do supermercado, certo? De acordo com o Dr. Gilberto A. Picchi Piccolo,
Clínico Geral e especialista em Prótese Dentária, antes de escolher, o importante é definir as características e necessidades do usuário, por exemplo: a idade - crianças que não controlam a deglutição, devem utilizar-se de cremes dentais livres de flúor ou com baixa concentração de flúor para evitar a fluorose (manchas opacas que vão do branco ao amarelo amarronzado). Entre 1,5 e 3 anos se houver ingestão de flúor em excesso, o perigo é o aparecimento de fluorose nos dentes anteriores permanentes que iniciam sua erupção (nascimento) aos 6 anos, em média. “Para crianças, cabe ressaltar que devemos utilizar uma quantidade pequena, posta transversalmente ao longo eixo da escova”, diz.
Outro ponto importante ressaltado pelo dentista, é o que se deseja combater, ou seja, a formação de tártaro, a inflamação gengival, a sensibilidade dentinária, etc, são fatores determinantes na escolha do creme dental.
Opções do mercado
O mercado oferece os anticáries, antitártaros, antiplaca, entre outros, mas será que eles cumprem o que prometem? Para Dr. Gilberto a promessa é cumprida desde que não nos esqueçamos que o mais importante é a remoção mecânica da placa bacteriana, através do uso das escovas dentais e do fio dental, sobre a superfície dentária. “ Por outro lado, os dentifrícios funcionam como um importante coadjuvante no processo da higiene oral, a ponto de podermos afirmar que a escovação feita com o uso de uma pasta dental trás uma efetividade, na remoção da placa, da ordem de 70% e reduz a formação de nova placa em cerca de 45%. Além disto, o uso racional da pasta dental, torna a escovação mais agradável, pelo sabor e sensação refrescante, possuindo ainda uma ação detergente, através de uma substância chamada lauril sulfato de sódio, existente em sua composição”, completa.
Piccolo acrescenta ainda que o uso do enxaguatório bucal é importante, mas de forma alguma substitui a remoção mecânica da placa bateriana. “Os enxaguatórios bucais são apenas coadjuvantes”, encerra.


Gilberto A. Picchi Piccolo
Clínica Geral e Prótese Dentária.
Mais informações: gilbertoppiccolo@yahoo.com.br




Nenhum comentário: