sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Marketing Consciente


2008 veio para consolidar a preocupação com o meio ambiente. Empresas proclamam seu papel responsável em comerciais na TV, anúncios em jornais e até no ambiente interno em busca de uma melhor imagem de sua marca. Estão de parabéns.

Com o crescimento desta preocupação é conveniente e ecologicamente correto que todos se unam em busca de uma melhoria. Mas este papel de ‘menino bom’ precisa ser transmitido da forma mais transparente entre os funcionários de sua empresa. Caso contrário, o feitiço vira...

Este tipo de ação é chamada de marketing verde, ecológico ou ambiental, que surgiu nos anos setenta. Definido como o estudo dos aspectos positivos e negativos das atividades de Marketing em relação à poluição, ao esgotamento de energia e ao esgotamento dos recursos não renováveis, o marketing verde consiste em todas as atividades desenvolvidas para gerar e facilitar quaisquer trocas com a intenção de satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores, desde que a satisfação de tais desejos e necessidades ocorra com o mínimo de impacto negativo sobre o meio ambiente.”
Mas o marketing verde não se resume em propaganda (ao contrário do que muitos pensam). Nele, o ideal é que as empresas adotem a chamada comunicação de atitude, ou seja, divulguem o que elas realmente tem desenvolvido em prol do meio ambiente e não, o que existe de belo na natureza para ser explorado em mera campanha publicitária.

Portanto a sua comunicação dentro da empresa deve ser essencial. Desde o diretor até o chamado ‘chão de fábrica’ é necessário que tenha a consciência de todo tipo de ação que está sendo realizada. Além disto, as ações de marketing ambiental devem estar integradas às ações de marketing social e de marketing de relacionamento, porque o marketing verde propõe uma abordagem integrada das relações da empresa com seus públicos internos e externos, buscando assim a satisfação de todos: empresas, consumidores e meio ambiente.

A boa imagem de sua marca é tão importante quanto o caixa ‘positivo’ no final do mês. Todo cuidado é pouco e as ações em busca da valorização dela deve ser cuidadosamente pensada. As oportunidades em 2008 são infinitas para você direcionar suas ações de marketing também para área ambiental, mas o comprometimento deve vir de todos, tanto no lado profissional, quanto pessoal. Ou você acha que será bem visto se, ao sair de sua empresa, jogar papel no chão?


Rodrigo Góes

Portal dos Condomínios

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