terça-feira, 13 de novembro de 2007

Aventuras nas cavernas do Petar



Aproveite o feriadão da Proclamação da República e conheça a região com maior concentração de cavernas do Estado de São Paulo! O Parque Turístico do Alto da Ribeira (PETAR) é a região de maior concentração de cavernas do Estado de São Paulo. Possui 32 mil hectares e está localizado no sul do Estado de São Paulo, nos municípios de Iporanga e Apiaí. Além da grande biodiversidade da Mata Atlântica remanescente, o parque possui deslumbrantes cachoeiras e é uma importante região espeleológica do Brasil, com cerca de 250 cavernas registradas. Nas cavernas observa-se um mundo à parte; a lenta evolução dos espeleotemas (formações de cavernas), com suas estalactites, estalagmites, cortinas, flores e colunas e a exclusiva fauna cavernícola.

As cavernas

Caverna Santana
É a segunda maior caverna do estado de São Paulo, com 7.000 metros de extensão e uma das mais ornamentadas do país. Percorrendo cerca de 800 metros pelas galerias superiores e inferiores da caverna percebe-se a grande quantidade e variedade de espeleotemas.

Caverna Morro Preto
Impressiona pelo tamanho e beleza de sua entrada de 15 metros e por gigantescas esculturas em seu interior formadas por escorrimentos da dissolução das rochas. Nela foram encontrados vestígios da ocupação humana na pré-história (vestígios arqueológicos).

Caverna Água Suja
O acesso é pela Trilha do Betari, no meio da Mata Atlântica margeando o Rio Betari. Após 1,6 km, chega-se à entrada da caverna e inicia-se um percurso dentro do curso d’água desde o joelho até a cintura até chegar a uma cachoeira no interior da caverna. É uma das oito cavernas mais profundas do Brasil.

Caverna Ouro Grosso
Para se chegar à caverna, passa-se pelo Núcleo Ouro Grosso onde há uma casa de pau a pique, com instrumentos antigos usados nos quilombos. Na trilha há uma grande árvore, ou melhor duas, (um Pau dalho e uma figueira), tão grandes que possibilitam a passagem por dentro delas. A caverna é caracterizada por muitas cachoeiras que formam profundos poços em seu interior. Durante o trecho de 1.100m há muitas passagens estreitas.
Caverna Alambari de Baixo
Localizada na parte de baixo do Rio Betari, próximo ao antigo caminho dos tropeiros no Bairro da Serra, inicia-se o percurso na caverna, a maior parte é feito dentro da água, desde o joelho até o peito. O percurso de 50 minutos leva ao outro lado do morro. A sensação é indescritível.

Caverna do Diabo - Eldorado
Localiza-se no Parque Estadual Jacupiranga na cidade de Eldorado, a cerca de 1 h do Petar, (sentido São Paulo). É a maior caverna de São Paulo com 8.000km de extensão, 800m para visitação turística. A caverna possui enormes salões recheados de incontáveis e variados espeleotemas, como em nenhuma outra caverna. O acesso é muito fácil, pois a caverna possui escadas e luzes. Vale a pena curtir.

Nenhum comentário: