segunda-feira, 12 de maio de 2008

Capa da edição comemorativa a 5 anos (maio/08)


Promoção TIM-PORTAL


PARTICIPE DO JORNAL PORTAL DOS CONDOMÍNIOS

O jornal Portal dos Condomínios é, atualmente, a única publicação dirigida para condomínios na cidade de Jundiaí. Nesta edição, o Portal completa 5 anos de distribuição com novidades: novas reportagens, novo layout e muito mais informação para você. Desde 2003 o jornal abre espaço para síndicos, zeladores, porteiros e moradores exporem sua opinião sobre o que acontece dentro do condomínio. Estamos cada vez mais abrindo as portas para a sua participação, que é muito importante. Gostaríamos imensamente de agradecer a todos os envolvidos dentro do condomínio na distribuição do jornal que, hoje, é 90% personalizada com etiqueta direcionada ao morador. A partir dessa edição estamos com novas editorias, após pesquisa realizada no mercado de Jundiaí e entre profissionais da área de jornalismo e marketing. Portanto, caro leitor, você encontrará reportagens sobre decoração para a sua casa, dúvidas, dicas e esclarecimentos para o seu condomínio, informações relevantes sobre o meio ambiente, bem como dicas culturais e matérias para animais de estimação. Gostaríamos de convidá-lo a participar e informar que as portas estão abertas a todos. Isso inclui os moradores, zeladores, porteiros e síndicos. Já você, anunciante, esperamos retribuir o seu apoio com o nosso trabalho sério que vem sendo realizado desde o início do projeto que começou há 5 anos em apenas quatro condomínios e hoje atinge 117 deles, na cidade de Jundiaí, com uma tiragem de 7.200 exemplares.

Alguns outros colaboradores





Editorial

5 anos de Portal No mês de maio o jornal Portal dos Condôminos completa cinco anos de circulação. Para comemorar a data resolvemos aumentar o número de páginas e levar mais informações para você, leitor, por meio de novas editorias que, julgamos vai agradar bastante. Nas 16 páginas, que também receberam nova diagramação a fim de deixar a leitura mais leve e agradável, além de visualmente mais bonito, você vai encontrar 10 editorias, sendo sete novas. Mantivemos o editorial, o canal de comunicação entre a redação e o leitor, o artigo, espaço dedicado aos leitores do Portal, sejam pessoas físicas ou jurídicas que queiram expressar as suas opiniões e a editoria Administração, que traz matérias sobre administração condominial, entre outras informações. Incluímos as editorias de Arquitetura e construção, onde profissionais da área darão dicas e sugestões de como aproveitar espaços e decorar de forma mais aconchegante; Nossa Cidade, que dará dicas de lugares pouco explorados de Jundiaí e suas curiosidades; Cultura, com divulgação de eventos de música, dança e teatro, entre outros; Mundo animal, com dicas novidades, e curiosidades bichinhos de estimação e utilidades domésticas, também com o mesmo propósito. A nossa maior preocupação foi com a nossa colaboração para a preservação do meio ambiente. Nesse sentido, criamos uma editoria que alertará a responsabilidade de cada um com o nosso planeta e o que vem sendo feito por órgãos governamentais e ONGS para a preservação das espécies e cuidados com o eco sistema. Mas claro que não esquecemos de você, leitor. Por isso, sempre que possível faremos algum tipo de promoção onde o único participante, ou ganhador, será o nosso leitor. Já que estamos falando em promoção, vamos começar com uma bem interessante. Participe e concorra um dos 5 aparelhos de celular. Mande quantas cartas ou e-mails quiser e, torça o dedo. Mais uma vez, aproveito para agradecer essa nossa parceria, que já dura cinco anos. Espero que gostem do nosso novo produto e fiquem à vontade para continuar enviando críticas e sugestões, o que para nós é sempre muito importante. Afinal, o jornal é feito para vocês.Abraços a todos, uma boa leitura e até a próxima edição. Por Diná de Mélo jornalista responsável pelo Portal dos Condomínios

Taxa de retorno? Pagamos por ela


Vocês conhecem a famigerada e também “amada” taxa de retorno de financiamento de automóveis? Não? Então fiquem atentos!
Há muitos anos tomei conhecimento da existência dessa famigerada e “amada” taxa de retorno ou “fator R”, considerada uma espécie de gratificação que alguns bancos e financeiras repassam aos comerciantes de veículos automotores quando finalizado um financiamento.
Digo “amada”, pois se é uma espécie de gratificação direcionada aos concessionários e garagistas (vendedores e revendedores de veículos), é óbvio que estes ficam sorrindo e felizes com o retorno de certa importância, em dinheiro, que pode chegar a 12% ou mais do valor do financiamento. Uma bela comissão!
Por outro lado, é demasiadamente famigerada, pois essa “comissão” advinda do convencimento de fechar o negócio com uma ou outra instituição financeira, acaba sobrando para o cliente consumidor pagar, que, inocente, sequer sabe ou percebe que este agrado das instituições está diluído nas parcelas do financiamento.
É um “treco” estranho, já que a instituição financeira vende seu financiamento através da concessionária ou garagista e quem paga a “comissãozinha” do vendedor é próprio consumidor. Isso é que é negócio “bão” demais da conta!
É bom não esquecer que o vendedor ou revendedor também ganham na negociação do veículo, pois sempre compra e vende com os valores que lhe convém.
Existem informações em jornais e na internet de que o Ministério Público e o Procon consideram está prática ilegal e orientam para que os consumidores reivindiquem a devolução do valor pago. Porém, uma coisa eu tenho como certa: é praticamente impossível provar que esta comissão esta incluída nas prestações.
Cabe ponderar que, poderia o consumidor, conseguindo provar este “negocinho esdrúxulo”, quando feito acobertado sem seu conhecimento ou autorização, socorrer-se ao CDC (Código de Defesa do Consumidor), cuja situação viso velada pelos artigos 39 e 51. Recentemente consultando o site do Banco Central me deparei com a resolução 3517 que pretende garantir ao consumidor total informação sobre a oferta que melhor atenda suas necessidades.
A medida entrou em vigor no dia 03 de março de 2.008, e determina que as instituições financeiras informem aos consumidores, antes da contratação de qualquer operação de crédito ou arrendamento mercantil (empréstimo pessoal, leasing etc.), qual o custo efetivo total CET (Custo Efetivo Total) com que deverá arcar, como impostos, tarifas, entre outros.
O consumidor, ao negociar um financiamento pedirá o CET) para financeira e observará neste detalhamento se esta pagando o que deseja ou se “gorduras” e “agrados” para terceiros ainda saem seu bolso.
Se as financiadoras e bancos se recusarem a fornecer o CET, o consumidor deve denunciá-las ao Banco Central, Procon e até para a polícia, informando o nome do atendente, da instituição, a agência e motivos.
Não devemos esquecer, e esta aposta eu faço, que não será difícil ocorrer situação em que o vendedor ou revendedor se recusará a vender o veículo para o cliente quando este se recusar a aderir às taxas de retorno, ou então, para não caracterizar esta contravenção (legal ou moral??), embutirá o que perdeu no valor inicial do veículo.
Viva . . . e nós continuamos pagando!!!

Fabiano S.Soares
Advogado S.Soares e Solcia
(11) 4522-3634

Viver em Condomínio

O condomínio é formado por uma associação de pessoas que, conjuntamente com outras, são proprietárias do mesmo objeto. A estas pessoas damos o nome de condôminos. No direito imobiliário também recebem este nome os inquilinos dos imóveis, uma vez que em razão do contrato de locação passam a ser titulares de direitos e deveres. No condomínio, seja ele de qualquer natureza, a coexistência, o convívio, o desfrute de áreas comuns e mesmo a utilização da própria parte individualizada de cada condômino sempre trarão conflito, ainda que pequeno, porque as diferenças de formação, condição financeira, personalidade, dentre outras, produzem reações diversas nas pessoas, motivo pelo qual deve haver uma normatização interna para disciplinar as condutas e comportamentos daquela comunidade, sempre limitando-se às normas gerais de direito. Viver em condomínio tem inúmeras vantagens e desvantagens. Entre essas últimas, está a dificuldade de conciliar os interesses de todos os moradores. Nesse sentido, é que o condomínio necessita de leis e regramentos internos para buscar atingir a harmonia nesse convívio e, é sobre este assunto que pretendemos tratar nesse espaço dedicado a esclarecer as dúvidas daqueles que habitam esse ambiente. “Viver em Condomínio” é o tema da coluna que engloba um conjunto de matérias de esclarecimentos para condôminos, síndicos e trabalhadores de condomínios. Informar, esclarecer e prevenir conflitos são os três grandes objetivos desta coluna. A sessão de esclarecimento ‘Viver em Condomínio’ vai responder a perguntas tais como “Que deveres e direitos a lei consagra aos condôminos?”; “Como deve funcionar uma Assembléia?”, “E se um condômino não participa nas despesas?”. Haverá ainda, espaço para esclarecimento e resolução de questões práticas. Os interessados em participar desta sessão de esclarecimentos deverão encaminhar suas dúvidas para nosso e-mail especialmente criado para essa finalidade: “viveremcondominio@uol.com.br

COLABORADORES: * Newton Nery Feodrippe de Sousa Neto, advogado especializado em direito condominial e de vizinhança, presidente da Comissão Cultural da 33ªSubsecção da OAB de Jundiaí e Síndico de Condomínio. * Carlos Eduardo Quadratti, advogado especializado em direito condominial e de vizinhança, membro da Comissão Cultural da 33ªSubsecção da OAB de Jundiaí, possuindo ainda formação técnica em administração de empresas.

Deixe sua casa com a sua cara



Tatiana E. Domingos de Sousa
Arquiteta e designer de interiores


Não há lugar melhor que a casa da gente, principalmente se for com a cara da gente... Seguir modismos e tendências vindas de feiras nacionais ou do exterior pode não ser a melhor opção para quem quer ter um cantinho personalizado.
É comum encontrar em revistas de decoração o famoso “antes e depois” que com muita prudência reutilizam os móveis, pintam e remodelam a disposição dos móveis dentro do espaço modificando aquela sala já cansada aos olhos do morador.
Mas quem nunca pensou: Isso só acontece para fotos em revista! Pode esquecer, isso pode acontecer na sua casa e muitas vezes com as peças que você tem. O que você precisa é de um bom profissional que com dicas pode trabalhar seus ambientes de forma rápida, econômica e que vai deixar todos de queixo caído.
Um dos melhores artifícios para quem quer renovar e criar uma identidade própria para cada ambiente é o uso das cores. Cores como os berinjelas, os azuis e os xadrez preto e branco são cores de tendência para o inverno 2008 por isso para os móveis de grande porte como armários, sofás, mesas etc., utilizo sempre as chamadas cores “coringas”, pois compõem com muitas outras cores são elas: os brancos, os beges, as cinzas, os esverdeados. Essas cores facilitam as mudanças para quem cansa rápido da decoração de sua casa.
Os tecidos de cortinas e estofados também tem custo mais baixo e transforma o astral dos ambientes, hoje, os florais, as listras, os estampados multicoloridos dão vida e renovam qualquer poltrona antiga que se esconde no canto de um quarto ou se jogam charmosos como chalés na lateral de uma janela ou sobre um estofado.
A delicadeza das peças da casa da “Nonna” pode trazer um pouco da sua historia para dentro de casa a idéia de brincar com o moderno e o antigo, com diferentes tons e tipos de madeira podem trazer mais aconchego para o ambiente escolhido. Vale a dica de como são peças valiosas (muitas vezes só para você) escolha um profissional com referencias para fazer o trabalho de restauro, cuidado também com as lacas em peças muito antigas, a laca é uma pintura que risca com muita facilidade e por isso acredito que seja uma moda passageira, os danos neste tipo de peça podem ser irreversíveis.
Não se preocupe em fazer “pares” ou conjuntos prontos, a decoração nos dias de hoje é livre e o que vale é a mistura, são os contrastes. Uma composição harmoniosa é muito mais valiosa, abuse de telas feitas pelos seus filhos pequenos e mande moldura-las todas em caixas pretas e disponha em uma parede do corredor, vale até colocar dentro de uma dessas caixas a primeira chuteira, ou a primeira chupeta. Sabe aquele jogo de jantar que você tanto gosta e que esta faltando algumas peças, não se preocupe compre peças avulsas que componham com o jogo antigo e monte uma mesa para reunir o pessoal.
No corre-corre de nossas vidas, o único porto-seguro que temos é nossa casa, nosso lar doce lar, por isso ela deve ser como você, como sua família e uma boa decoração deve incentivar os momentos de união das pessoas, o bate-papo descontraído na mesa da cozinha ou na frente da tv, o estudo em grupo ou o jogo de baralho com os amigos na sexta-feira a noite.


Troca de tanques nos postos protegem o meio ambiente

Desde os tempos mais remotos o homem costuma lançar seus detritos nos cursos de água. Até a Revolução Industrial, porém, esse procedimento não causava problemas, já que os rios, lagos e oceanos têm considerável poder de autolimpeza, de purificação. Com a industrialização, a situação começou a sofrer profundas alterações. O volume de detritos despejados nas águas tornou-se cada vez maior, superando a capacidade de purificação dos rios e oceanos, que é limitada. Além disso, passou a ser despejada na água uma grande quantidade de elementos que não são biodegradáveis, ou seja, não são decompostos pela natureza. Tais elementos vão se acumulando nos rios, lagos e oceanos, diminuindo a capacidade de retenção de oxigênio das águas e, consequentemente, prejudicando a vida aquática. Um dos maiores poluentes dos oceanos é o petróleo. Com o intenso tráfego de navios petroleiros, esse tipo de poluição alcança níveis elevadíssimos. Além dos vazamentos causados por acidente, em que milhares de toneladas de óleo são despejados na água, os navios soltam petróleo no mar rotineiramente, por ocasião de lavagem de seus reservatórios. Esses resíduos de petróleo lançados ao mar com a água da lavagem representam cerca de 0,4 a 0,5% da carga total. De acordo com o Engenheiro Químico e pós-graduado em Gerenciamento de Águas Contaminadas, Fernando Medeiros, outra forma de contaminação por esse mesmo produto está atrelada a possíveis vazamentos nos tanques dos postos de combustíveis, que passaram por fiscalização e estão sendo substituídos. Contaminação Segundo Fernando, em 2000, a Companhia de Tecnologia e Saneamento Básico (CETESB), por meio de uma decisão de sua diretoria técnica, solicitou que todos os postos de serviços do estado de São Paulo realizassem um estudo ambiental, denominado levantamento de passível ambiental, objetivando avaliar possível impacto ambiental ocasionado pelo processo operacional de armazenamento e comércio de combustível. Esta demanda da CETESB de execução de estudos ambientais obrigatórios resultou na identificação de 1725 postos de combustíveis com solo ou água subterrânea contaminados, em todo o estado de São Paulo (fonte CETESB – nov/2007). Os estudos ambientais também identificaram que os principais motivos para a ocorrência da contaminação do solo e água subterrânea foram: vazamentos de combustível dos tanques de armazenamento devido a pequenos furos gerados pela corrosão ao longo do tempo; vazamento nas linhas de tubulações, vazamento nas bombas de abastecimento e derrame de combustível durante o processo de abastecimento. A partir disso, os postos de combustíveis vêm sendo reformados e os tanques, hoje fabricados com aço e pintados com pixe, estão sendo feitos com aço e cobertos com resina, reforçados com fibras de vidro. Esse modelo, além de ser anticorrosivo dura em média 30 anos, e tem uma abertura que permite a inspeção interna visando eliminar todas as possíveis fontes de novos vazamentos. Adequação Em Jundiaí, um dos postos de combustíveis adaptados dentro das novas normas é o Auto Posto Brunholi, localizado na Avenida Antônio Segre. De acordo com o proprietário, Vitor Brunholi, a reforma completa foi realizada em 2006. “Fizemos a reforma completa, com a troca dos tanques, bombas e de todas as tubulações. Este ano, obtivemos, junto a CETESB, a Licença de Operação – L.O.”, diz. Toda a obra foi fiscalizada por agentes da CETESB por meio de relatórios e visitas no local. O posto trabalha com tanques jaquetados, ou seja, com dupla camada de aço, todos com sensores anti-vazamento e válvulas anti-transbordamento. As bombas são sextupladas, todas com sensores e samps – caixa plástica que evita a contaminação do solo. Ainda de acordo com Vitor, o investimento para a reforma foi alto, passando de R$ 500 mil, mas a companhia Texaco pôde subsidiar parte desse valor. O posto ainda investe no monitoramento semanal dos equipamentos.“O investimento foi alto, porém necessário. Com isso, estamos dando a nossa cota parte para a preservação do meio ambiente”, encerra.

alguns colaboradores





Campanha de motivação estimula funcionários da LGM

Identificar e valorizar os melhores funcionários também são objetivos da campanha que se estende até dezembro de 2008 A fim de elevar o nível de excelência dos serviços prestados e a satisfação dos clientes, a LGM Prestação de Serviços lançou uma campanha motivacional inédita – “SER LGM É 10” , que envolverá os seus cerca de 1.200 funcionários. A campanha será realizada até dezembro deste ano e avaliará equipes que prestam serviços de portaria e recepção nos diversos condomínios e empresas clientes da LGM. As equipes vencedoras, do primeiro ao terceiro lugares, receberão prêmios em dinheiro, brindes e almoço ou jantar para a família dos funcionários com a Diretoria e Supervisão da LGM. De acordo com a Assistente da Diretoria da empresa, Ana Isabel Bortolossi, a idéia de criar a campanha veio por vários motivos, entre eles, a identificação e valorização dos funcionários e incentivar o comprometimento de todos. “Esta primeira etapa está voltada para funcionários de portaria e recepção, na próxima haverá a participação de funcionários de limpeza, zeladoria, jardinagem e serviços gerais”, diz. Campanha A campanha Ser LGM é 10 - teve início no dia 21 de abril deste ano e se estende até o dia 20 de dezembro, com premiações em julho/outubro/dezembro, para o 1º, 2º e 3º lugar, ao todo serão 9 equipes. As equipes de portaria da LGM, já estão recebendo visitas de Auditores Externos e da Coordenação da empresa para avaliar o desempenho dos participantes. Todas as equipes iniciaram com 10 pontos, que poderão ganhar ou perder de acordo com os resultados avaliados e, em caso de empate, será realizada uma nova auditoria para definir os vencedores. “O interessante é que já estamos percebendo a motivação dos funcionários no desempenho das suas funções”, complementa Ana. Os moradores dos condomínios também poderão fazer suas avaliações por e-mail: lgm10@lgm.com.br ou por telefone: 11 4521-9000. Sobre a LGM A LGM é uma empresa de terceirização de serviços e está no mercado há 16 anos oferecendo serviços de controle de portaria, recepção, zeladoria, limpeza, jardinagem e serviços gerais, 24 horas por dia, em empresas, escolas, condomínios residenciais e comerciais de Jundiaí e região. Todos os seus funcionários recebem treinamento especializado na admissão e periodicamente. Serviço: Campanha Motivacional 2008 – Ser LGM é 10 Críticas e sugestões: lgm10@lgm.com.br Mais informações: www.lgm.com.br/lgm10 Fone: 11 4521-9000.

Vida de cão? Que nada!



Assim com já existem sites de encontros para homens e mulheres, o seu cão zinho também já pode encontrar o par perfeito usando o mesmo método

Se você é daqueles que adora seu bichinho de estimação, saiba que faz parte da maioria. As estatísticas apontam que mais da metade dos brasileiros possui animais de estimação, seja ele um cão, um gato, ou mesmo um singelo hamster. Segundo informações divulgadas em 2002 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os animais de estimação estão presentes em 63% dos lares brasileiros. Só entre os cachorros, o mais popular entre os “pets”, a proporção, no Brasil, é de um cão para cada sete habitantes humanos.
Ao dispensar tratamento de melhor amigo aos bichinhos, os donos apaixonados colaboram para movimentar um mercado que cresce, em média, quase 20% por ano. Os números do segmento são impressionantes. Só na cidade de São Paulo existem cerca de 3.000 “pet shops” e, de acordo com pesquisa do SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), são mais de 8 mil em todo Brasil. É um mercado sofisticado em que já existe até mesmo uma padaria e uma fábrica de chocolates somente para cães.
Mas não pára por ai. Os bichinhos têm disponível também, um site de relacionamento. DOGNAMORO.COM.BR promove, através de cadastramento gratuito, o encontro com cães da mesma raça e características e, quem sabe uma futura procriação.
O site foi produzido por donos de cachorros que dizem conhecem as dificuldades em achar o par ideal para que os cães possam acasalar e procriar.Fazendo o cadastramento é possível consultar o perfil de todos os cães cadastrados, acessando albúns de fotos informações adicionais, sistema de envio de mensagens e salas de bate-papo. Quer mais? E ainda falam que vida de cão é difícil.


Trilhas encantam visitantes da Serra do Japi

Contato com borboletas de espécies diferentes, casos e contos fazem parte do roteiro As belezas naturais da Serra do Japi podem ser apreciadas por grupos e com acompanhamento de monitores especializados. São diversas trilhas que atraem turistas e os próprios moradores de Jundiaí. Os preparativos começam uma semana antes com a reserva das vagas e a escolha dos monitores na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Jundiaí. Cada monitor é responsável por um grupo com 15 pessoas e as trilhas são as mais diversas. Entre os guias, 21 profissionais que vão desde matemáticos até professores de educação física, todos voluntários e capacitados. “Você escolhe seu tipo de passeio, portanto, se pretende fazer uma caminha mais esportiva e ágil, tente reservar seu lugar com esses professores”, explica Paula Vilma de Oliveira a guia-bióloga enquanto conta as histórias para o grupo sobre a predominância de samambaias gigantes na Serra do Japi. Na Serra, é possível encontrar uma variedade muito grande de borboletas, conhecer casos e lendas que rondam a Serra e sentir “uma certa adrenalina” ao passar por uma casa abandonada que hoje serve de moradia para vespas. Na trilha Acompanhamos uma dessas trilhas com a guia Paula e o grupo da vez, que desbravaram a trilha da Cachoeira do Paraíso. Segundo ela, a trilha percorre 9.800 metros ida e volta, com direito a banho de cachoeira – se o clima permitir. Uma parada para o descanso e para repor as energias com um lanche levado de casa. Também é obrigatório levar uma sacolinha de lixo para não deixar resíduos pelo caminho. Aliás, esse foi o primeiro alerta de nossa guia antes da preparação para a caminhada. Desde 2001, quando iniciou seu trabalho de monitoria na Serra do Japi, Paula vem educando e informando seus grupos sobre a consciência ecologia. “Antigamente a Serra era aberta para visitação sem guia e os resultados foram latas de refrigerantes e cervejas, além de restos de comidas espalhadas por todos os lugares. Tudo isso, prejudica os animais que não estão habituados a este tipo de alimento orgânico”, relata a guia. Atualmente, com a visita monitorada, esse problema diminuiu. Todo ano é realizada a caminhada pela limpeza da Serra. Nós, monitores, fazemos um mutirão para colher esses resíduos, que são poucos no dia de hoje”, encerra Paula.Vale a pena fazer o passeio e, se você ficou interessado, entre no site www.jundiai.sp.gov.br, da Prefeitura de Jundiaí onde está disponível a lista dos monitores cadastrados para atender as suas necessidades. Confira qual passeio e desbrave essa imensa área verde, com cerca de 350km² declarada pela UNESCO como ‘reserva da biosfera de Mata Atlântica’, um verdadeiro quintal verde que Jundiaí possui e você pode visitar quando quiser.





SOUSPLAST
Peça em madrepérola e miçangas. Adequado para qualquer tipo de louça, desde uma mais fina, como a porcelana, até as utilizadas no seu dia-a-dia.
Preço: R$ 132,00 (unidade)
Onde encontrar:
Mandala (11 – 4586-6996)



MESA


Em fibra sintética e estrutura de alumínio e tampo de vidro. Acomplada com quatro cadeiras, é ideal para espaços pequenos, como varandas de apartamentos. Pode ficar exposta ao tempo.
Preço: 3.240,00
Onde encontrar:
Mandala (11 – 4586-6996)



ADEGA


Mini adega em couro com kit vinho. Acompanha cortador de lacre, termômetro, rolha tipo tampa e conta gotas.
Preço: 349,00
Onde encontrar:
Tabacaria Monterrey (11 4521-9226)

Dicas úteis e novidades no mercado

Dicas úteis e novidades no mercado Todo mundo sabe, mas nunca é demais relembrar a importância de economizar energia elétrica, ainda mais agora, com a chegada do inverno. Então, fique atento às dicas de como usar e economizar energia. Como fazer uso eficiente de Energia Quanto maior o desperdício de energia, maior é o preço que você e o meio ambiente pagam por ela. Ao usar a energia elétrica de maneira correta, você economiza na conta de luz e ainda ajuda o País a preservar suas reservas ecológicas e, conseqüentemente, a vida do planeta. Existem 3 maneiras de usar a energia eficientemente: Hábitos Inteligentes – use os equipamentos elétricos de maneira correta, como está indicado neste manual. Equipamentos Eficientes – na hora de comprar, verifique se o equipamento tem o selo de eficiência INMETRO/PROCEL. É este selo que certifica que o aparelho consome menos energia. Projetos Inteligentes – ao reformar ou projetar sua casa, utilize algumas soluções criativas que podem ajudar na redução do seu consumo de energia. Projete os ambientes utilizando o máximo de luz natural, paredes pintadas com cores claras e com melhor isolamento térmico, ventilação adequada, circuitos elétricos bem dimensionados e a forma de aquecimento de água mais adequada à sua necessidade. Como Economizar Energia Elétrica Cada aparelho elétrico contribui com uma parte do valor da sua conta de luz.Veja agora quanto cada equipamento consome de energia e quais os pequenos cuidados que você pode ter para combater o desperdício de energia e economizar. Chuveiro Elétrico O chuveiro elétrico representa de 25% a 35% do valor da sua conta. Preste atenção nestas dicas de economia: -> Nos dias quentes, coloque o chuveiro na posição "verão". Nesta posição, o consumo será cerca de 30% menor do que na posição "inverno". -> Deixe o chuveiro ligado somente o tempo necessário para o banho. Os banhos demorados custam muito caro. -> Limpe periodicamente os orifícios de saída de água do chuveiro. -> Nunca reaproveite uma resistência queimada.Isso provoca o aumento do consumo e coloca em risco a sua segurança.

Crie o hábito da leitura. O leitura leva você a lugares inimagináveis.






Confira nossas dicas de lançamentos.

35 Segredos para Chegar a Lugar NenhumO livro é uma oportunidade de gargalhar com três dezenas e meia de textos curtos que vão do sarcasmo ao lirismo. Entre os autores estão consagrados nomes da literatura brasileira contemporânea.
Autora: Ivana Arruda Leite
Editora: Bertrand BrasilAno: 2007Edição: 1Número de páginas: 168Acabamento: Brochura Formato: Médio


10 Armadilhas que Detonam a Dieta de uma MulherEm "10 Armadilhas que Detonam a Dieta de uma Mulher" você verá que para uma dieta dar resultado é preciso livrar-se de pequenos e tentadores hábitos praticados no dia-a-dia, planejar e, principalmente, praticar uma nova rotina alimentar. Este livro ajudará você a planejar suas novas práticas alimentares e a desviar-se de pequenos deslizes que sabotam seus esforços em perder peso, como experimentar a comida enquanto cozinha ou não conseguir resistir à segunda ou terceira porção de sobremesa.
Autora: Elizabeth Somer
Editora: GENTENúmero de páginas: 224Encadernação: BrochuraEdição: 2007

(In)visibilidade Perversa - Adolescentes Infratores como Metáfora da ViolênciaMione Apolinario Sales
A partir da análise de dois episódios de repercussão na mídia – as rebeliões da FEBEM de São Paulo, em 1999, e o seqüestro do ônibus 174 no Rio de Janeiro_, a autora desenvolve um estudo denso e instigante sobre a violência que cerca a vida da maioria dos jovens de nosso país, e sobre a forma como a mídia vem tratando essa questão. Ao mesmo tempo, coloca em xeque a agenda pública do Estado brasileiro, que revela clara omissão perante as graves violações de direitos de crianças e adolescentes.
Editora: CortezAno: 2007Edição: 1Número de páginas: 360Acabamento: Brochura Formato: Médio

A origem dos meus sonhos
Conheça Barack Obama, o maior fenômeno da vida pública norte-americana desde John Kennedy. Sem meias palavras, Obama revela neste livro detalhes de sua vida que mostram como um adolescente revoltado se transforma na grande aposta de renovação na maior potência global. Nascido da miscigenação de raças e culturas – mãe branca norte-americana, pai negro africano e padrasto asiático –, ele é visto por muitos como um líder unificador, alguém que consegue transpor a barreira racial. Nesta obra, Obama, que é comparado a Kennedy por sua capacidade de animar os eleitores e oferecer uma nova liderança, revela a sua história e a de sua família e a forma como ele vê e encara o mundo.
Gênero: BiografiaFormato: 16 x 23Número de Páginas 452Origem: EstrangeiroAno de Publicação: Abr / 2008